Vereadores do Centro Serra defendem regionalização dos partos pelo SUS em Arroio do Tigre

O objetivo da reunião foi defender a proposta de que o serviço passe a ser oferecido em Arroio do Tigre.
Foto: Divulgação

A regionalização dos partos foi um dos principais assuntos debatidos pela Associação dos Vereadores do Centro Serra na noite dessa quinta-feira (12). O encontro, em Arroio do Tigre, contou com a presença de representantes de sete câmaras da região. Além dos vereadores, participaram médicos e demais representantes do hospital Santa Rosa de Lima que já vem tratando do assunto com os prefeitos da região. O objetivo da reunião foi defender a proposta de que o serviço passe a ser oferecido em Arroio do Tigre. Atualmente, os municípios do Centro Serra tem Candelária como referência para os partos pelo SUS.

Em entrevista à Rádio Sobradinho, o presidente da entidade dos vereadores disse que atualmente o hospital de Arroio do Tigre é o que oferece as melhores condições para implantar o serviço. Carlos da Silva informou que a Associação dos Vereadores decidiu marcar uma nova reunião e convidar os prefeitos para discutir o assunto e propor que a região se una em torno da ideia. Carlinhos defendeu a união da região, especialmente dos prefeitos, para possibilitar que a proposta se concretize e lamentou que haja disputas entre os municípios. Os vereadores também querem marcar um encontro com na Secretaria Estadual da Saúde.

O vereador lembrou que a titular da pasta, Arita Bergmann, já garantiu apoio para que os partos voltem a ser oferecidos no Centro Serra desde que os municípios estejam unidos pela mesma proposta. A reunião dos vereadores também discutiu a falta de plantão nas delegacias de Polícia de Arroio do Tigre e Sobradinho nos finais de semana. Eles decidiram convidar os prefeitos da região e marcar um encontro com o delegado Regional de Polícia, em Santa Cruz do Sul, para discutir o que é possível fazer para resolver o problema. A falta de policiais civis para o serviço de plantão exige que os presos em flagrante nos finais de semana sejam conduzidos até Santa Cruz do Sul para a homologação da prisão.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade