As obras da nova Ponte da Integração, entre Lagoão e Gramado Xavier, devem avançar para a etapa de fundação já nos primeiros dias de fevereiro. Considerada a fase mais complexa da construção, essa etapa prevê perfurações de até 12 metros de profundidade na rocha, garantindo maior segurança e durabilidade à estrutura. Atualmente, equipes atuam no canteiro produzindo vigas e longarinas que serão utilizadas na ponte. Os serviços de fundação haviam sido interrompidos devido às fortes chuvas de outubro e novembro, que elevaram o nível do Rio Pardo e impediram a continuidade dos trabalhos, além do recesso de fim de ano.
A nova ponte será erguida no mesmo local onde existia a antiga estrutura de ferro, que desabou após as enchentes de novembro de 2023, apenas quatro meses após ser inaugurada. Desta vez, o projeto prevê uma construção mais robusta, com a ponte mais alta, mais larga e totalmente em concreto. O investimento total é de R$ 2.155.170,26, com recursos federais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil.
A obra é considerada estratégica, pois restabelece a ligação entre as localidades de Arroio do Sapo (Lagoão) e Linha Costa do Rio Pardo (Gramado Xavier), além de reduzir significativamente a distância de acesso à RSC-153, fortalecendo a mobilidade e o desenvolvimento regional. O prefeito em exercício de Lagoão, Fábio Camargo, e o secretário municipal de Obras, Jesus Fritsch, também anunciaram melhorias na estrada de acesso ao local da obra e reafirmaram confiança no trabalho realizado pela empresa executora.









