A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), integra um projeto internacional financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito da 5ª Chamada do programa de Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto reúne instituições do Brasil, Índia, China e África do Sul com o objetivo de desenvolver tecnologias sustentáveis e descentralizadas para o tratamento e reuso de águas residuárias. Coordenada no Brasil pelo professor Carlos Alexandre Lutterbeck, do PPGTA e do Departamento de Ciências da Vida da Unisc, a equipe nacional também conta com a participação do professor Ênio Leandro Machado (PPGTA/Unisc) e da professora Lucia Helena Ribeiro Rodrigues (IPH/UFRGS).
A proposta envolve o desenvolvimento de um sistema híbrido que integra wetlands (áreas úmidas, sejam elas naturais ou construídas, que desempenham um papel crucial na filtragem de água e na manutenção do equilíbrio ecológico) construídos e processos oxidativos avançados, visando à liberação segura dos efluentes em corpos hídricos, sua reutilização para diferentes finalidades e à recuperação de nutrientes. O sistema busca atender às diretrizes nacionais e internacionais, com aplicação prática em locais sem acesso a redes de esgoto convencionais. O projeto prevê quatro missões internacionais ao longo de dois anos. As três primeiras já foram realizadas em Goa (Índia), em Pequim (China) e em Durban (África do Sul), possibilitando intercâmbio de conhecimento com pesquisadores de instituições renomadas, como o Instituto de Ciência e Tecnologia Birla (Índia), a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim (China) e a Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul). Segundo o professor Carlos Lutterbeck, a participação da Unisc nesse esforço internacional amplia o alcance da pesquisa aplicada no campo ambiental.
Para a coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental, professora Rosana de Cassia de Souza Schneider o projeto é de extrema importância. Segundo ela, o projeto abre novas janelas de oportunidades para captação de recursos e fomenta a produção de conhecimento em parceria com centros de excelência de países emergentes, alinhando o Programa de Pós- Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc às tendências e demandas globais na área de tecnologia ambiental. As pesquisas associadas ao projeto reforçam o compromisso da Unisc com a inovação, com o desenvolvimento sustentável e com a formação de redes internacionais de cooperação científica, promovendo impactos reais na qualidade de vida das populações e na proteção ambiental. A próxima missão do projeto está prevista para ocorrer em outubro de 2026, quando a Unisc sediará o encontro internacional, recebendo os representantes dos demais países do BRICS. A ocasião será uma oportunidade estratégica para apresentar os avanços científicos locais e fortalecer a inserção internacional da Universidade.