Sobradinho participa de encontro sobre a privatização da Corsan

O encontro ocorreu de forma híbrida, no Auditório Alceu Collares, na sede da Famurs

ago 11, 2021

Foto: Divulgação

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e o secretário de Finanças e Planejamento, Nilo Wietzke, participaram de encontro com representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, governo do Estado e da Corsan para debater a privatização da estatal. A reunião com as Associações de Municípios tem o objetivo de contribuir com o debate e sanar as dúvidas dos gestores municipais sobre o novo marco regulatório e a possível venda da companhia de saneamento gaúcha.

O encontro ocorreu de forma híbrida, no Auditório Alceu Collares, na sede da Famurs. Segundo o secretário Nilo Wietzke, durante o encontro os prefeitos puderam fazer questionamentos sobre o projeto de privatização e sanaram dúvidas sobre a garantia do cumprimento, por parte da empresa que assumir a concessão, dos planos de saneamento em vigência; universalização do acesso e tratamento da água; possibilidade de concessão em grupo; subsídio cruzado; regulação; regionalização; plano de segurança hídrica; tarifas; vínculos precários e municípios sem contratos vigentes com a Corsan.

De acordo com o prefeito Armando Mayerhofer, a orientação da Famurs é para os gestores municipais não assinem ainda os aditivos com a Corsan, até que se obtenha conhecimento total de todo o processo. Também foi sugerida uma rodada de conversas com os procuradores-gerais dos municípios para discutir a pauta também no âmbito jurídico-institucional.