Secretaria de Saúde de Lagoa Bonita destaca o “março lilás”

Visando conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino a Secretaria de Saúde do município reforça a importância da conscientização sobre esse tipo de câncer, que na maioria das vezes pode ser evitado

mar 19, 2022

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Visando conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino a Secretaria de Saúde de Lagoa Bonita do Sul reforça a importância da conscientização sobre esse tipo de câncer, que na maioria das vezes pode ser evitado. O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O setor destaca que a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Bonita ressalta a importância que o exame preventivo, que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer. O agendamento do exame pode ser feio na Unidade Básica de Saúde.