Reservação de água e irrigação são tema de encontro em Panambi

O objetivo do encontro é avançar ainda mais, em propostas e estratégias para garantir segurança hídrica e fomentar o uso da irrigação como ferramenta essencial para a produtividade no campo.
Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (27), às 9h30, o município de Panambi será palco de importante reunião para debater a reservação de água e a irrigação no Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pelo presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Reservação de Água e Irrigação, deputado Adolfo Brito, em parceria com a COTRIPAL e o senador Luís Carlos Heinze. A iniciativa dá continuidade às discussões realizadas pelo deputado Brito durante sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa, em 2024, por meio do projeto “Cada Gota Conta”, que destacou a importância da gestão hídrica para o fortalecimento da agricultura no Estado.

Estão sendo convidados representantes de entidades como Emater, Fetag, Farsul, Fiergs, Fecomércio, Federasul, Governo do Estado, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, além de sindicatos dos trabalhadores rurais do Estado, deputados estaduais e federais, senadores, agricultores, cooperativas e instituições financeiras como Sicredi e Banrisul Agro. O objetivo do encontro é avançar ainda mais, em propostas e estratégias para garantir segurança hídrica e fomentar o uso da irrigação como ferramenta essencial para a produtividade no campo. Segundo Adolfo Brito, a reservação de água e a irrigação não são mais apenas alternativas, mas prioridades estratégicas para garantir a sustentabilidade da produção agrícola no nosso Estado.

Conforme o Parlamentar, o estado está enfrentado eventos climáticos cada vez mais extremos, e é essencial estar preparado, e esta reunião, em Panambi, é mais um passo concreto no fortalecimento dessa pauta, reunindo lideranças políticas, entidades do setor e agricultores para construirmos soluções conjuntas. Brito salienta que, por meio de um trabalho técnico minucioso, entregue ao Governo do Estado no final de suja gestão na Presidência da Assembleia Legislativa, algumas alterações em resoluções e normativas já foram realizadas, mas é preciso avançar ainda mais, para entregar segurança jurídica ao produtor.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade