Novos radares de velocidade da RSC-287 entraram em operação mas ainda não geram multa

A Rota de Santa Maria, responsável pela rodovia, já havia anunciado a instalação e as posições dos equipamentos no início de agosto

Foto: Rota de Santa Maria

Começaram a operar os cinco novos controladores de velocidade na RSC-287. A Rota de Santa Maria, responsável pela rodovia, já havia anunciado a instalação e as posições dos equipamentos no início de agosto. Agora, são nove os pontos em que os motoristas podem ser multados se não respeitarem a sinalização da via, localizados entre Tabaí e Candelária. Uma Lombada fica Quilômetro 29, no perímetro urbano de Tabaí onde já existia. Outra fica Quilômetro 156, no perímetro urbano de Novo Cabrais, onde também já existia.

Já os radares ficam no Quilômetro 68, em Venâncio Aires, próximo ao posto de combustíveis Buffon; no Quilômetro 78, próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires; Quilômetro 96, em Santa Cruz do Sul, próximo ao acesso à Travessa Kipper; no Quilômetro 97, também em Santa Cruz do Sul, próximo ao Comando Rodoviário da Brigada Militar; Quilômetro 113, em Vera Cruz, próximo a uma borracharia onde já existia; outro no Quilômetro 135, em Candelária, próximo ao acesso à VRS-858/Linha do Rio onde já existia, e outro radar fica no Quilômetro 139, em Candelária, no trevo de acesso secundário, próximo à unidade da Cotrijal.

No caso das duas lombadas – que já existiam – a velocidade máxima é de 50 quilômetros por hora, enquanto nos radares esse limite pode ser de 60 ou 80 quilômetros por hora. Se for registrada uma velocidade até 20% superior, a infração é média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos descontados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De 20% a 50% além do permitido, infração grave, multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Por último, velocidade superior à máxima em mais de 50% caracteriza infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 multiplicada três vezes (R$ 880,41), desconto de 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por período de dois meses a oito meses.

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) os equipamentos já estão em operação, mas ainda não multam. Em nota, o Daer informa “que está aguardando as informações da empresa para poder priorizar a validação desses equipamentos o mais breve possível”.

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