Pesquisar
Close this search box.

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem sinal verde em reunião da Unesco

Agora, a indicação será discutida pelo Conselho Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)

Foto: Jornal Diário de Santa Maria

Os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam sinal verde da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e estão ainda mais perto de integrar Rede Mundial de Geoparques (GGN). A apreciação dos relatórios feitos pelos avaliadores Ángel Hernandéz (Espanha) e Helga Chulepin (Uruguai), que participaram da missão na Quarta Colônia, e de Antonino Matencio (Espanha) e Mahito Watabane (Japão), avaliadores do geoparque Caçapava, foi feita durante encontro do Conselho Mundial de Geoparques e resultou na indicação positiva e recomendação de aprovação de ambos territórios como geoparques mundiais. Agora, a indicação será discutida pelo Conselho Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a coordenadora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, a apreciação positiva por parte do Conselho Mundial de Geoparques aumenta, de forma significativa, as chances dos territórios serem certificados em cerimônia que deve ocorrer em abril de 2023, em Paris. Nas redes sociais, o geógrafo e historiador Ángel Hernandéz celebrou a apreciação do relatório que documentou os três dias de missão pela Quarta Colônia. Na Quarta Colônia, nove cidades fazem parte do geoparque. O esforço coletivo é empreendido pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus).

Para o presidente da entidade e prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner, o retorno positivo do relatório do Geoparque Quarta Colônia foi um passo fundamental para incentivar o desenvolvimento da Região Central. Em Caçapava do Sul, o sinal verde dado pela Unesco também gera expectativas positivas para o desenvolvimento do município. O Geoparque Caçapava faz parte do orçamento anual da cidade e, conforme o prefeito Giovani Amestoy, o reconhecimento internacional incentiva o investimento na estrutura do território.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade