Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes tem seu auge neste domingo

A grande festa começará às 9h da manhã com uma procissão motorizada com a participação das caravanas das comunidades, autoridades, soberanas e as imagens dos padroeiros, saindo da matriz e indo em direção ao Parque da Fejão, onde os veículos receberão uma bênção.

fev 3, 2024

Foto: Isabel Selli

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho terá seu auge no domingo. Após visitar as comunidades de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul com a Trintena Móvel, realizar um torneio de bochas e um bingo como preparação para a festa, foi celebrada na quinta-feira a primeira missa no monumento do Cristo Acolhedor em Sobradinho, com a presença do pároco padre Gelso Bernardy, do vigário padre Fabrício Bervian e do padre Matheus Venturini, para um grande público.

Ontem de manhã, ocorreu a missa em honra a padroeira na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, seguida pela bênção das casas pelos bairros de Sobradinho e pelo baile que se estendeu até a madrugada deste sábado no Parque da Fejão, com a Banda Brilha Som. No momento, está acontecendo a venda de cucas, bolachas e galinhas assadas no Salão Paroquial. Durante a tarde, será gravado o Programa Café no Bule com Néco Limberguer, também no salão, com venda de lanches. Às 18h, será realizada uma missa. Amanhã, às 6 horas, ocorrerá uma alvorada festiva com o badalar dos sinos da Matriz e a reza do terço.

A grande festa começará às 9h da manhã com uma procissão motorizada com a participação das caravanas das comunidades, autoridades, soberanas e as imagens dos padroeiros, saindo da matriz e indo em direção ao Parque da Fejão, onde os veículos receberão uma bênção. Também começará um quadrangular de futebol de veteranos e, às 10h, será celebrada uma missa festiva no ginásio. Para o almoço, será vendido espeto de churrasco com carne de gado, galeto, carreteiro, salada, pães, cucas, bolachas, tortas, lanches e copa.

Após o almoço, será feita a divulgação da nova boneca e das princesas da Paróquia dos Navegantes, seguida da coroação de Nossa Senhora. Estão concorrendo aos títulos Linca Sofia Pontel Dalberto, Luiza Kittel, Antônia Bernardy Franceschet e Brenda Yasmin Trevisan Corte, que substituirão Paola de Oliveira, Natália Tuchtenhagen e Maria Luiza Nardi. Às 14h, haverá uma celebração com o santíssimo, com a bênção da saúde e da garganta. Às 15h, haverá uma domingueira com a Banda Doce Desejo, com entrada gratuita.

Durante a festa, haverá o sorteio de uma rifa, a entrega dos troféus do 2° Torneio de Bochas e a venda de objetos religiosos, pescaria e brinquedos infláveis para crianças. Os participantes devem levar seus próprios pratos, talheres e cadeiras. A programação da Festa dos Navegantes está sendo transmitida pelas Rádios Sobradinho e Jacuí.