Famurs em Movimento inicia ciclo de encontros com prefeitos da Região Central

A iniciativa visa ouvir lideranças regionais, consolidar demandas estratégicas e fortalecer a representação dos municípios junto aos governos estadual e federal.
Foto: Divulgação

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) deu início, nesta quinta-feira (25), ao projeto Famurs em Movimento, com o primeiro encontro realizado na Câmara de Vereadores de Tupanciretã. A iniciativa visa ouvir lideranças regionais, consolidar demandas estratégicas e fortalecer a representação dos municípios junto aos governos estadual e federal.

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e lideranças das associações AMCentro e AMCSerra, com a presença da presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, e do secretário estadual do Gabinete de Prefeitos e Relações Federativas, Salmo Dias de Oliveira. Participaram também o presidente da AMCentro e prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra; o presidente da AMCSerra e prefeito de Ibarama, Valmor Mattana; o prefeito de Arroio do Tigre, Vanderlei Hermes; e o prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, entre outras lideranças regionais.

Entre os temas em pauta, destacaram-se os impactos da Reforma Tributária sobre as finanças municipais, o subfinanciamento da saúde pública, o endividamento dos produtores rurais e a importância da atenção à saúde mental no meio rural. Os gestores reforçaram a necessidade de apoio dos governos estadual e federal para o enfrentamento desses desafios. Durante o encontro, foi elaborada uma carta de demandas regionais, redigida em tempo real com o auxílio de inteligência artificial, que será encaminhada às instâncias estadual e federal.

Também foi deliberada a criação de um comitê específico para tratar, junto ao Tribunal de Contas do Estado, da exigência de licitação na concessão de vales-alimentação pelas prefeituras. A programação incluiu ainda apresentações técnicas da Famurs sobre Reforma Tributária, Reforma da Previdência, uso de inteligência artificial na gestão pública e estratégias de desenvolvimento econômico municipal.

O evento contou com a participação do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), com painel sobre a importância da presença feminina na política, conduzido pela coordenadora do movimento, Márcia Rossatto Fredi, e com a participação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social de Tupanciretã, Bárbara Almeida Terra.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade