Acordo coletivo garante maior reajuste salarial a comerciários do Centro-Serra

É um dos maiores pisos da categoria no interior do Estado
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região finalizou a convenção coletiva dos trabalhadores do comércio, para os municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Ibarama e Segredo. A negociação, resultou em um reajuste – retroativo ao mês de março de 2025 – elevando a média regional, tornando-se um dos maiores pisos da categoria no interior do Estado.

Segundo a vice-presidente do Sindicato, Clair Pereira, a conclusão da negociação com a entidade patronal que representa o comércio nos municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Ibarama e Segredo foi concluída de maneira positiva. Segundo ela, o Sindicato conseguiu garantir um reajuste inicial, retroativo ao mês de março passado, no valor de R$ 1.845,00, com aumento de 5% no piso salarial.

No entanto, a partir de 1º de agosto, o valor será reajustado mais uma vez, fixando o novo valor da categoria em R$ 1.872,00. Clair destaca ainda que o reajuste retroativo ao mês de março deve ser quitado em até duas vezes, na Além disso, mães trabalhadoras, que têm filhos deficientes físicos, conquistaram o direito de faltar até 12 meios-dias para levar os filhos para atendimento. Estas faltas serão abonadas, sendo a apresentação do atestado considerado válido, diferente do que acontecia, até então, quando estas ausências eram faltas justificadas. Ainda com relação à negociação coletiva do Centro-Serra, a convenção também beneficia as trabalhadoras gestantes, que no quesito estabilidade no emprego terão 60 dias a mais a partir de agora.

Clair Pereira ressalta ainda que “para as mães de filhos menores de 12 anos, está assegurado o direito de até quatro ausências de meio turno para acompanhar os filhos em consultas médicas durante o ano. Assim como no caso das trabalhadoras mães de crianças deficientes, estas faltas não serão computadas, sendo justificadas e abonadas com esta nova convenção coletiva que entrou em vigor agora”.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade