As obras da ERS-347 não serão paralisadas. A garantia foi dada pelo superintendente Regional do DAER, em entrevista ao programa Enfoque na manhã desta quarta-feira, 22. João Batista Rosa de Almeida disse que nos próximos dias será implantada a sinalização dos cinco quilômetros já asfaltados e, na sequência, serão retomados os serviços de sub-base e base. Isso, segundo o engenheiro, deverá ocorrer até 15 de maio. Sobre a retirada das máquinas e do pessoal do trecho, João Batista disse que isso é normal nesse tipo de obra uma vez que a construtora tem outras frentes de trabalho em andamento. Ele também explicou que cada empresa possui uma cota de material para a base a ser retirado na pedreira e que, neste momento, já está sendo produzido o chamado macadame para a retomada do trabalho na ERS-347.
Já o grupo SOS Segredo a Lagoão, formado por moradores dos dois municípios, tem demonstrado desconfiança com a situação e decidiu promover uma manifestação no próximo sábado, às 09 horas, na entrada de Pinhalzinho. O receio é de que com a retirada das máquinas, a obra fique paralisada. O mesmo assunto foi tratado em entrevista com o deputado Adolfo Brito que se reuniu com o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Arthur Lemos, e com o superintende Regional da DAER. Brito confirmou as informações de que a obra não será abandonada e informou que 2 milhões de reais estão disponíveis por mês para a ERS-347 e que na próxima etapa deverão ser concluídos outros cinco quilômetros. Ele também disse que recebeu a confirmação da recuperação estrutural da ERS-400, no trecho urbano de Passa Sete, em direção a Candelária.
Também devem ser retomados, nos próximos dias, os serviços de roçada, limpeza e pintura horizontal na rodovia. Segundo Brito, já foram liberados R$ 5 milhões para as obras, e novos aportes devem ser repassados conforme o andamento dos serviços. Além disso, estão previstas melhorias no trevo de acesso a Lagoa Bonita do Sul, em Passa Sete. Ainda na segunda-feira, 20, antes de reunião com lideranças em Tunas, o deputado Brito entrou em contato com o vice-governador Gabriel Souza, que acompanha desde 2024 o projeto de acesso entre Tunas e Jacuizinho. Segundo ele, a licitação da obra deverá ser lançada no início de maio.









