Novo Ensino Médio começa a ser implementado neste ano no Estado

As mudanças serão graduais e, com objetivo de não alterar o currículo já existente, começam pelo 1º ano do Ensino Médio

O ano de 2022 nos reserva não só novas perspectivas como também mudanças. Uma delas, que já estava prevista desde 2017, é o novo ensino médio. As novas regras começam a ser implementadas neste novo ano em todo o país, nas escolas públicas e privadas. As mudanças serão graduais e, com objetivo de não alterar o currículo já existente, começam pelo 1º ano do Ensino Médio. A proposta, no entanto, divide opiniões. Para o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, o ano promete ser desafiador.

Segundo ele, os professores já estão sendo preparados, desde o ano passado, pelo Programa Aprende Mais, neste caso mais voltado aos docentes de Português e Matemática. A partir deste ano, esta proposta será ampliada também aos professores dos demais componentes curriculares. Luiz Ricardo Pinho de Moura ressalta que eles terão a missão de trabalhar depois com os alunos. Ao menos três componentes curriculares serão adicionados à carga horária do ensino médio. De acordo com Moura, o foco da formação dos professores está nestas novas disciplinas. Ele explica que três novos componentes serão integrados à matriz curricular. O primeiro ano terá todas as matérias do núcleo comum – português, matemática, história, geografia e biologia –, acrescidas destes três novos componentes curriculares.

O objetivo, acima de tudo, é que os alunos busquem os itinerários que vão focar dentro do Ensino Médio, ou seja, dar a clareza aos alunos sobre o que seguir depois que entrarem no mercado de trabalho. O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento. Apesar de algumas escolas já terem, ao longo dos últimos anos, realizado as adaptações, o novo Ensino Médio entra em vigor gradativamente: em 2022 para o 1° ano, e até 2024 também para 2° e 3º anos. Além disso, serão acrescidas ao currículo três novos componentes curriculares: cultura digital, protagonismo juvenil e mundo do trabalho. A cultura digital, como o próprio nome diz, envolve aprendizagens voltadas às tecnologias.

O protagonismo juvenil tem por objetivo a influência para o surgimento de novos líderes. Já o mundo do trabalho visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho. O ano letivo nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul está previsto para começar no dia 21 de fevereiro.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade