Pesquisar
Close this search box.

5º Jantar Gastronômico à Base de Milho Crioulo foi sucesso em Ibarama

O município, já conhecido pelas ações de resgate e preservação de sementes crioulas, trouxe novamente um festival de sabores da culinária, contando, em paralelo, com a exposição e venda de artesanatos da Associação dos Artesãos de Ibarama.
Foto: Divulgação

A culinária típica de Ibarama, através do resgate de receitas e sementes crioulas, em especial o milho crioulo, foi destaque na última sexta-feira (12), durante o 5º Jantar Gastronômico à Base de Milho Crioulo no Ginásio Municipal de Esportes João Lazzari, com um farto cardápio, valorizando os produtos da agricultura familiar. O município, já conhecido pelas ações de resgate e preservação de sementes crioulas, trouxe novamente um festival de sabores da culinária, contando, em paralelo, com a exposição e venda de artesanatos da Associação dos Artesãos de Ibarama.

Dentre os pratos servidos destaque para a polenta de milho crioulo, polenta frita, pão de milho, molho de milho, as carnes, em especial a carne de porco na lata e molho de galinha, além das sobremesas, como chico balanceado de mandioca, sagu com creme e bom-bocado de banana, receitas essas resgatadas pelas agricultoras de Ibarama. Uma novidade foi a entrega de lembranças para cada participante do jantar, confeccionadas pelo Projeto Guardiões Mirins das Sementes Crioulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edwaldo Henrique Drews.

O evento teve por objetivo a valorização da culinária típica através da preservação das sementes crioulas, com ações que promovam uma alimentação rica em sabores e aromas, com pratos nutritivos e valorizando os saberes da culinária local, para que sejam mantidas nessa e nas próximas gerações. O jantar contou com um público de aproximadamente 200 pessoas, que puderam saborear um variado e delicioso cardápio, superando as expectativas da comissão organizadora. O evento foi promovido pela Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Ibarama.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade