Vereador explica razões para proibir o uso e a comercialização de fogos de artifícios com estampido em Sobradinho

Parlamentar disse que o principal objetivo é proteger pessoas e animais do sofrimento e do risco de lesões que os fogos oferecem

jan 3, 2022

Foto: Fabrício Ceolin/Arquivo Rádio Sobradinho

O Vereador Gerson Schirmer (MDB) apresentou nesta segunda-feira (03) as razões que o levaram a apresentar o projeto que proíbe o uso e a comercialização de fogos de artifícios com estampido em Sobradinho. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o parlamentar disse que o principal objetivo é proteger pessoas e animais do sofrimento e do risco de lesões que os fogos oferecem. Schirmer salientou que a proposta tem o apoio dos demais vereadores, que inclusive poderão subscrever o projeto, se assim quiserem.

Ele lembrou dos acidentes já causados pela soltura de foguetes, ressaltando ser preciso uma reeducação da população quanto a esta prática. O vereador explicou que sua proposta é diferente da lei estadual, uma vez que proíbe a venda e o uso de fogos de artifício com qualquer nível de ruído, enquanto a lei aprovada pela Assembleia Legislativa Gaúcha permite artefatos com até 100 decibéis. Para o parlamentar isso representa uma dificuldade para a fiscalização.

Gerson Schirmer lembrou, no entanto, que o uso dos fogos coloridos, segundo seu projeto segue sendo permitido. A proibição de comercialização de fogos de artifícios com estampido valeria apenas para quem pretende usá-los no município de Sobradinho. O projeto foi protocolado na secretaria da Câmara, porém, ainda não tem data para ser apreciado em plenário.