Unisc oferece especialização voltada a doenças crônicas não transmissíveis

O objetivo da especialização é qualificar profissionais enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas para atuação assistencial em adultos com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todos os níveis de atenção à saúde

mar 12, 2022

Foto: Divulgação

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com as inscrições abertas para o curso de especialização em Atenção Integral à Saúde do Adulto com Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O curso de pós-graduação Lato Sensu será ofertado para as áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. O objetivo da especialização é qualificar profissionais enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas para atuação assistencial em adultos com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todos os níveis de atenção à saúde. Considerando que as doenças crônicas atingem 52% da população brasileira adulta e são de origem multifatorial, faz-se necessário propiciar saúde integral a partir do enfoque interdisciplinar.

Por isso, o curso pretende contribuir para a formação de profissionais com espírito observador, crítico e transformador, integrando as várias áreas de atuação na gestão do cuidado, capazes de elaborar e executar as ações assistenciais e propor ações estratégicas nos diferentes níveis de atenção à saúde. A especialização é coordenada pelas professoras Patrícia Oliveira Roveda e Dulciane Paiva (Curso de Fisioterapia), Mari Ângela Gaedke (Curso de Enfermagem) e Fabiana Assmann Poll (Curso de Nutrição). Segundo elas, as exigências diárias impostas pelo mundo contemporâneo, especialmente no âmbito profissional, impõem demandas que precisam ser superadas à medida em que ocorre o acelerado avanço tecnológico e aumento progressivo da carga de trabalho.

O curso prevê uma carga horária total de 360 horas, sendo 40 horas de prática de campo em que serão oportunizadas experiências no processo de trabalho em diferentes cenários de atenção e aplicação de intervenções inovadoras alinhadas à segurança na assistência à saúde do adulto com doenças crônicas não transmissíveis. A matrícula pode ser feita no site (www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos) ou na Central de Atendimento, bloco 5 do campus sede da Unisc, ou nas secretarias dos campi. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7300.