O município recebeu uma nova ambulância destinada à futura implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Avaliado em aproximadamente R$ 323 mil, o veículo foi viabilizado por meio do Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal voltado à ampliação e à qualificação da estrutura de atendimento à população.
A chegada da ambulância é resultado de uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e de Planejamento e Urbanismo, com o apoio do prefeito Luiz Affonso Trevisan. O veículo foi buscado em São Paulo e chegou a Sobradinho na tarde de segunda-feira (19).
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Patrick Gehrmann, o cadastramento do município no programa foi realizado pelo setor de Planejamento no final de 2023. Neste ano, Sobradinho foi contemplado com a ambulância.
O secretário municipal da Saúde, Cristiano Lopes, explicou que a pasta ficou responsável por organizar o transporte do veículo até o município.
Hospital São João Evangelista poderá assumir o serviço
Com a chegada da ambulância, a Administração Municipal trabalha nas próximas etapas para viabilizar a implantação do SAMU, que incluem a definição de um espaço adequado para a sede e a organização da equipe de profissionais responsável pelos atendimentos.
Segundo o prefeito Luiz Affonso Trevisan, a proposta é que o Hospital São João Evangelista passe a ser responsável pelo serviço do SAMU em Sobradinho. A possibilidade integra o planejamento da estrutura necessária para ampliar a capacidade de resposta às situações de urgência e emergência.
Trevisan afirmou que a chegada do veículo representa uma conquista para o município e destacou a intenção de preparar um espaço adequado e oferecer as condições necessárias para o funcionamento do serviço.
A Administração Municipal seguirá trabalhando na organização da estrutura e na articulação das medidas necessárias para a implantação do SAMU 192. Apesar da chegada da ambulância, ainda não há uma data definida para o início dos atendimentos.








