O município de Sobradinho alcançou um marco histórico ao ser selecionado em duas chamadas públicas do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), executado pela ENBPar e vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Os recursos somam R$ 5.508.976,17 e serão destinados à modernização do Centro Administrativo Municipal e do sistema de iluminação pública com tecnologia LED.
A conquista foi oficializada em Brasília, com a participação do prefeito Luiz Affonso Trevisan e do gerente de Convênios e Contratos, Patrick Gehrmann, durante a assinatura dos contratos. O resultado reflete o trabalho técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, por meio do Departamento de Planejamento, responsável pela elaboração dos projetos e captação dos recursos, em um cenário de alta competitividade nacional.
Na chamada PROCEL Energia Zero em Prédios Públicos, Sobradinho teve aprovado o projeto de modernização do Centro Administrativo Municipal, com investimento de R$ 3.606.443,35 e sem contrapartida do município. O projeto inclui energia solar fotovoltaica, reforma elétrica, subestação de energia, nova cobertura, troca de janelas, climatização, portas automáticas e modernização completa da iluminação interna com tecnologia LED e automação inteligente. Já pelo PROCEL Reluz 2025, o município garantiu R$ 1.902.532,82 para modernização da iluminação pública, com contrapartida municipal de apenas R$ 37.966,40, prevendo a substituição de cerca de 80% das luminárias por modelos LED de alta eficiência.
Entre mais de 150 propostas avaliadas nacionalmente, apenas 48 foram selecionadas no Energia Zero e 85 no Reluz. Sobradinho está entre apenas dois municípios do Brasil contemplados simultaneamente nas duas chamadas, ao lado de Pareci Novo (RS). Segundo o prefeito Maninho Trevisan, a dupla conquista representa reconhecimento nacional da capacidade técnica do município e garante investimentos que vão gerar economia, eficiência energética e melhorias diretas na infraestrutura e nos serviços públicos.









