Sete em cada dez gaúchos já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, 70% da população em geral no Estado recebeu a segunda dose da vacina

dez 10, 2021

Sete em cada dez gaúchos já completaram, até esta quinta-feira (9), a imunização contra a covid-19. Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, 70% da população em geral no Estado recebeu a segunda dose da vacina. Os números correspondem a 87% da população adulta e 82% da população vacinável, que inclui os adolescentes. Apesar do número de adultos vacinados com a primeira dose chegar a 95,7% e se manter acima daqueles com o esquema vacinal completo, a distância entre os dois grupos foi reduzida.

Em 9 de novembro, eram 95,1% de gaúchos com a dose inicial contra 82,8% com a segunda. Em um mês, a diferença entre os dois grupos caiu de 12,3% para 8,7%. Entre os adolescentes, a 1ª dose chega a 81,8%. Já entre os jovens entre 12 e 17, são 30,7% de vacinados com a segunda dose. O grupo foi o último a começar a ser imunizado, com os adolescentes com alguma comorbidade tendo recebido a primeira dose em julho e os demais, a partir de setembro. Isso faz com que seus percentuais sejam mais baixos do que entre a população em geral. No caso da primeira dose, são 81,8% de vacinados.

Em Sobradinho, 70,9% da população já está com o esquema vacinal completo. Em Arroio do Tigre, o índice é de 72,3%; Estrela Velha: 71,4%; Ibarama: 72,3%; Lagoa Bonita do Sul: 61%; Passa Sete: 60,6%; Segredo: 67,8%; Lagoão: 67%; Novo Cabrais: 71,5%; Cerro Branco: 65,7% e Tunas: 67,5% da população já está com o esquema vacinal completo. O levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, feito em novembro, mostrou que 92% dos óbitos por Covid no Estado na faixa etária até 39 anos ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre idosos, 99% das mortes por Covid-19 foram de pessoas sem a vacinação de reforço. Os dados servem de alerta para que a população continue buscando o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos busquem a terceira dose.

 

Confira aqui os dados completos da população em geral

Confira aqui os dados completos da população adulta