Secretaria Nacional de Aviação Civil autoriza exploração do aeródromo de Sobradinho

Uma empresa especializada está sendo contratada para elaborar o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo

jun 15, 2022

Foto: Divulgação

A União, por intermédio do Ministério da Infraestrutura e Secretaria Nacional de Aviação Civil, assinou convênio com a prefeitura de Sobradinho para exploração do Aeródromo Municipal. A prefeitura fica responsável a partir de agora, por fazer cumprir os planos, normas e instruções administravas, técnicas e operacionais emanadas pela Agencia Nacional de Aviação Civil. Com a assinatura do convênio, a efetiva operação e abertura ao tráfego aéreo do aeródromo dependerá de seu registro perante a ANAC.

O prefeito Armando Mayerhofer participou, nesta terça-feira (14), de reunião com integrantes do Clube de Voo Águias da Serra de Sobradinho, onde trouxe detalhes sobre o convênio. Segundo ele, uma empresa especializada está sendo contratada para elaborar o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo, que inclui topografia da área; viabilidade da pista; avaliação do terreno; avaliação da engenharia; análise das dimensões da pista e diagnóstico da segurança aeroportuária, para o registro junto a ANAC. O presidente do Clube de Voo, Oneide Furlan, destaca a importância da iniciativa da prefeitura, pois vai possibilitar que Sobradinho entre na rota da aviação, podendo receber aeronaves homologadas, abrindo um leque de possibilidades como aviação agrícola, transporte aeromédico e táxi aéreo.

O prefeito Armando revela que as tratativas estão sendo feitas pela Secretaria de Indústria Comércio e Serviços, onde o secretário Darlan Kittel está trabalhando nos trâmites necessários para os próximos passos. Segundo análise preliminar técnica, a pista deverá ter de 600 a 700 metros de extensão e poderá ser asfaltada. Mayerhofer adianta que para isso, serão buscadas verbas junto ao Ministério da Infraestrutura, pois o Governo Federal tem destinado recursos para possibilitar a expansão do transporte aéreo nacional. A projeção é de que a deliberação favorável do Aeródromo na ANAC seja feita num prazo médio de 7 meses.

Após todas as etapas, a ANAC publica no Diário Oficial da União, a abertura do tráfego ao Aeródromo e a Aeronáutica publica no ROTAER, onde o Aeródromo passa a ser conhecido a nível mundial. O prefeito de Sobradinho projeta que a pista deverá estar em condições de operações até a próxima Festa Estadual do Feijão, prevista para ocorrer em março do ano que vem, e deseja que, na oportunidade, seja promovido um encontro de aviação. “Onde aterrissa um avião, decola o desenvolvimento”,… disse Armando Mayerhofer, salientando que o aeródromo em funcionamento terá uma importância regional, pois fica na região central, estratégica para o Estado, sendo um marco para atrair negócios, turismo e por consequência o desenvolvimento.

Confira entrevista feita pelo repórter Fabricio Ceolin: