A cobertura vacinal está muito abaixo do esperado em Sobradinho. A revelação foi feita pela enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, Marília Binotto, durante o Programa Enfoque da Rádio Sobradinho. Conforme ela, mais de 4 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários e apenas 34,25% receberam o imunizante.
Ela ainda destacou que o grupo mais infrequente é o das crianças. A enfermeira fez um novo apelo à comunidade, especialmente aos grupos prioritários, para que procurem as unidades de saúde para receber a vacina. A expectativa é de que o imunizante contra a influenza seja liberado para toda a população já nos próximos dias. No entanto, a Secretaria da Saúde de Sobradinho precisa alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
A enfermeira ainda destacou que novas estratégias devem ser adotadas, inclusive com horários estendidos, a fim de facilitar o acesso à vacina. Todas as unidades de saúde do município estão aplicando as doses de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. A vacina contra a influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Além desses grupos, a vacina também será disponibilizada para: Puérperas; Povos indígenas e quilombolas; Trabalhadores da saúde; Professores de escolas públicas e privadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e População privada de liberdade.