Secretaria da Saúde de Segredo distribui canetas de insulina gratuitamente

Ana Feron salienta ser importante saber usar a caneta corretamente, o que vai garantir que toda a dose seja administrada

jun 23, 2021

Seguindo a incorporação de tecnologias do SUS, parceria da União com a fabricante Novo Nordisk, o município de Segredo continua oferecendo aos diabéticos insulina em forma de canetas até atingir os 100% dos usuários. Na etapa atual, a Secretaria da Saúde deve atingir 50% da população que necessita fazer uso deste medicamento.

Conforme a secretária Ana Feron, substituindo os frascos, as canetas facilitam a auto aplicação, pois elas, contam com uma dosagem mais segura, agulha menor com tamanho de 4 milímetros e de fácil transporte. Ela lembra que essas agulhas evitam aplicações incorretas, em músculos ou na parte superior da pele, o que levaria a dosagem menor de insulina aplicada, além de proporcionarem conforto e menor sensação de dor. A caneta também apresenta um seletor com números para a escolha da dose a ser aplicada.

Elas têm a capacidade para receber a insulina Regular (rápida e com coloração transparente), e a insulina NPH (intermediária e com coloração leitosa ao ser agitada antes do uso). Ana Feron salienta ser importante saber usar a caneta corretamente, o que vai garantir que toda a dose seja administrada, mantendo a eficácia no tratamento. Para isso, a Assistência Farmacêutica do Município de Segredo, através da Farmacêutica Marisa Cremonese, está agendando, com os usuários já eleitos para essa fase, horários para treinamento sobre transporte, uso, teste da gota, armazenamento, vantagens do uso entre outros assuntos esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir durante o encontro.

Ana Feron acrescenta que os pacientes recebem os esclarecimentos da própria farmacêutica, assistem vídeos e simulam as aplicações que farão parte da sua nova rotina de cuidados com a diabete.