Salto do Jacuí registra surto de Covid-19 em comunidade indígena

Entre os casos confirmados está uma gestante de 15 anos

set 24, 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Jacuí confirmou um surto de Covid-19 na comunidade indígena Kaingang, que está instalada nas proximidades do aeroporto. O caso já foi comunicado ao Estado. No local, residem 20 pessoas, sendo que 14 já se submeteram ao exame e 7 positivaram para a doença. Entre os casos confirmados está uma gestante de 15 anos.

Segundo a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica de Salto do Jacuí, Aline Mello, todos passam bem, alguns apenas com sintomas gripais, visto que a maioria já tinha realizado a vacina contra a Covid-19. Conforme reportagem da estudante de Jornalismo, Amanda Viera, na última quarta-feira, 22, Salto do Jacuí registou 14 novos casos de Covid-19. Dessa forma, conforme o último boletim epidemiológico, no momento, o município possui 21 casos ativos da doença, estando um deles hospitalizado em Passo Fundo.

A coordenadora de saúde, Marta Petri, faz um apelo à população para aplicarem a segunda dose do imunizante, além de manter os protocolos de saúde e evitar a proliferação do vírus. Com relação a vacinação em Salto do Jacuí, Aline Melo informa que há falta do imunizante contra a Covid-19, mas que o município deverá receber novas doses para serem distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde. Dessa forma, a vacinação está ocorrendo, todos os dias, nos Postos de Saúde, preferencialmente na parte da manhã. No que se diz respeito a terceira dose, a vacinação está sendo aplicada apenas nas pessoas acima de 70 anos, que receberam a segunda dose há 6 meses.