Reunião para tratar sobre serviço de UTIs móveis foi antecipada para sexta-feira

Além do coordenador regional de Saúde, Júlio Lopes, e sua equipe, vão participar da reunião o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e os secretários da Saúde, Diana Mergen – de Arroio do Tigre, e Idelfonso Barbosa – de Sobradinho

fev 17, 2022

Foto: Vinícios Rech/Arquivo Rádio Sobradinho AM

A reunião com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul que aconteceria na próxima terça-feira, dia 22, foi antecipada para esta sexta-feira (18), às 10 horas, na prefeitura de Arroio do Tigre. Na pauta do encontro a proibição do uso das UTIs móveis de Arroio do Tigre e Sobradinho. Além do coordenador regional de Saúde, Júlio Lopes, e sua equipe, vão participar da reunião o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e os secretários da Saúde, Diana Mergen – de Arroio do Tigre, e Idelfonso Barbosa – de Sobradinho.

Os dois municípios receberam na última semana uma notificação da equipe de Vigilância Sanitária da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde informando que ambos não poderiam fazer uso de suas UTIs Móveis. Para oferecer este tipo de serviço, segundo a 8ª Coordenadoria de Saúde, é preciso possuir um alvará e seguir as regras criadas pelo Ministério da Saúde e Anvisa, incluindo uma lista de equipamentos, e uma base com profissionais da área da Saúde à disposição em tempo integral, como ocorre no Samu, para acompanhar os pacientes que serão transportados.

Os prefeitos afirmam que não tem condições para montar esta base, e esperam obter na reunião desta sexta-feira uma flexibilização nas exigências, a fim de oferecer o serviço de UTI Móvel em Arroio do Tigre e Sobradinho.