O projeto de restauro do Casarão Cella, de Campestre, venceu uma importante etapa. Foi aprovada a proposta de captação de recursos para a elaboração do projeto arquitetônico no âmbito da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. A informação foi dada em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho pela responsável pela elaboração da proposta. Jacqueline Sanchotene explicou que esta etapa tem o objetivo de buscar patrocínio para elaborar o projeto técnico de restauro e que, posteriormente, ainda deverão ser encontrados os recursos que irão custear as despesas com as obras.
Jacqueline disse que neste momento era necessário cumprir a exigência legal e assegurar 20% do custo do projeto arquitetônico, orçado em 215 mil reais. O valor foi destinado pelo empresário Geferson Paulo Tolotti, natural de Sobradinho, que atua em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. No próximo dia 09 de fevereiro, os proponentes do projeto estarão na Câmara de Vereadores de Sobradinho e, por meio da Tribuna Livre, irão divulgar detalhes da estratégia de busca de recursos.
Novas empresas serão convidadas a participar. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, a empresa patrocinadora pode descontar do imposto de renda os valores doados. O casarão da família Cella faz parte da Rota dos Casarões de Campestre, e recebe turistas há vários anos. Na propriedade, o público conhece os cômodos da antiga construção que mantém boa parte da sua arquitetura original e os móveis dos antigos imigrantes italianos. Em agosto de 2025, foi inaugurado no local o Porão da Nona, onde são servidas refeições típicas, por meio de reserva, em meio a antigas pipas de vinho e um fogão a lenha.












