Região 27 sofre explosão de casos de Covid-19

O comitê técnico de Saúde do Governo do Estado, reforçou no último dia 28, o Alerta para a Região 27 em razão do diagnóstico de tendência grave de piora na situação epidemiológica

jun 5, 2021

Atualizado na manhã deste sábado (05), com base nos dados desta sexta-feira (04), o Boletim Regional Covid-19 da Região 27 de Cachoeira do Sul, que engloba também municípios do Centro Serra, entre eles, Sobradinho, coloca a região em primeiro lugar em casos confirmados de Coronavírus no Estado e em primeiro lugar também na falta de capacidade hospitalar. A região está sofrendo uma explosão do Coronavírus.

Acumulada nos últimos 7 dias por 100 mil habitantes desde janeiro, o número da incidência chegou a 717,7 com 1.457 casos, um aumento de 64,1% na média móvel, com uma curva ascendente de novos casos confirmados na região, muito superior à do Rio Grande do Sul, que teve a incidência de 280 e o aumento de casos em 40,1%.  Nos últimos 7 dias, a região 27 registrou 10 óbitos, onde foi verificada uma queda de 34,7% nos registros.

Quanto a taxa de ocupação de UTIs na Região 27, atualmente, existem 20 leitos regulares de UTI ocupados, e 7 leitos não regulares para tratamento dos pacientes internados, fazendo com que a taxa de ocupação chegue a 135%. Na macro região dos Vales que inclui a Região 27 de Cachoeira do Sul; a Região 28 de Santa Cruz, e a Região 29 e 30 de Lajeado, atualmente existem 145 leitos de UTIs, sendo que a taxa de ocupação é de 103%, não dispondo de leitos livres no momento.  Segundo dados do boletim regional, desse índice, 74% são casos confirmados ou suspeitos de Coronavírus. A região 27 tem 15,1% de pessoas vacinadas com a segunda dose da vacina contra o Coronavírus e no Estado 13,8% da população já recebeu a segunda dose.

O comitê técnico de Saúde do Governo do Estado, reforçou no último dia 28, o Alerta para a Região 27 em razão do diagnóstico de tendência grave de piora na situação epidemiológica. Os municípios que fazem parte da região 27 são Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.