Os projetos das quatro novas pontes que ligam o centro aos bairros de Sobradinho, atingidas pela enchente de maio, ultrapassaram o valor de R$ 8,5 milhões, anunciados pelo Governo Federal para esta finalidade. A informação foi divulgada pelo engenheiro civil da prefeitura, Dieisson Bridi, em entrevista ao Programa Enfoque desta quinta-feira (12). Embora não tenha revelado o valor final, ele destacou que foi enviado pedido de reavaliação, com intuito de que o Governo Federal destine mais recursos para a reconstrução das pontes.
Segundo ele, o que encareceu os projetos foi a necessidade de estaqueamento das cabeceiras, procedimento necessário para garantir a segurança da estrutura. Segundo Bridi, esse procedimento exige equipamentos muito caros e de grande porte, que deverão fazer uma série de perfurações nas cabeceiras das pontes.
Além disso, conforme o engenheiro, são poucas as empresas que dispõem destes equipamentos no estado e por isso o serviço é oneroso. O projeto também prevê que elas sejam construídas com vão livre, ou seja, sem a necessidade de um pilar central. Bridi explicou que, desta maneira, o risco de as estruturas serem levadas por nova enxurrada são menores, uma vez que os entulhos e galhos de árvores passariam livremente por debaixo da ponte.
Além disso, as estruturas serão mais elevadas, o que obriga uma correção do nível das cabeceiras. De acordo com o engenheiro, essa elevação será gradual ao longo da via. Os próximos passos estão condicionados à liberação de novos recursos por parte do Governo Federal para, após, ser feito o processo licitatório. De acordo com Bridi, se os prazos se confirmarem e as condições climáticas permitirem, as obras iniciam ainda este ano.