O Governo do Estado anunciou que 154 cidades gaúchas tiveram projetos aprovados para ações de desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais. Conforme o governador Eduardo Leite, o programa conta com investimento de R$ 300 milhões de reais do governo do Estado e integra as ações do Plano Rio Grande em socorro aos municípios foram atingidos pelas enchentes dos últimos dois anos e declararam situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Da região, serão contemplados os municípios de Boqueirão do Leão, Mato Leitão, Cerro Branco, Novo Cabrais, Ibarama, Pantano Grande, Passa Sete, Santa Cruz do Sul, Salto do Jacuí, Sinimbu, Segredo, Sobradinho, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. O programa Desassorear RS tem como base dois eixos de atuação: o eixo 1, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, é voltado para recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem; o eixo 2, que será implementado em etapa posterior pela Secretaria do Meio Ambiente, contempla rios maiores, de médio e grande porte.
As ações do programa incluem a criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário para o desassoreamento. Por meio de chamamento, será possível contratar horas-máquina, com execução direta pelo Estado, conforme manifestação de interesse dos municípios.
