Orquestra de Câmara da Unisc apresenta concerto gratuito nesta quarta-feira em Sobradinho

O concerto será realizado a partir das 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com entrada franca.
Foto: Divulgação

A comunidade de Sobradinho e de toda a região Centro-Serra terá, nesta quarta-feira (23), a oportunidade de acompanhar gratuitamente uma apresentação da Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul, a Unisc. O concerto será realizado a partir das 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com entrada franca. De acordo com a coordenadora da Unisc em Sobradinho, Jocelaine Maieron, a apresentação já se tornou um momento cultural aguardado pela comunidade e ocorre anualmente no município. Ela destaca ainda que a acústica da Igreja Matriz contribui para tornar o espetáculo ainda mais especial.

A apresentação terá regência do maestro Leandro Schaefer e contará com os solistas Gianna Eick e Felipe Abel, ambos violinistas e integrantes da orquestra. O repertório foi preparado para apresentar ao público diferentes períodos da música de concerto. A programação começa com o Divertimento K. 138, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma obra composta em 1772, durante a juventude do compositor. Na sequência, será apresentado o Concerto para Dois Violinos, de Johann Sebastian Bach, com participação dos solistas Gianna Eick e Felipe Abel.

O concerto será encerrado com a Pequena Suíte, do compositor dinamarquês Carl Nielsen, que, segundo o maestro Leandro Schaefer, apresenta uma característica bastante expressiva. A apresentação terá duração aproximada de uma hora. Segundo o maestro, a proposta é proporcionar ao público uma experiência de contato com diferentes estilos e épocas da música clássica. Ele também destaca que, durante o concerto, costuma explicar algumas características das obras, dos compositores e dos instrumentos, ajudando o público a compreender melhor aquilo que está ouvindo.

A Orquestra de Câmara da Unisc tem 21 anos de trajetória e, conforme Schaefer, músicos de diferentes municípios participam do grupo. Para a apresentação em Sobradinho, haverá integrantes vindos de cidades como Santa Cruz do Sul, Esteio, Santa Maria, Caxias do Sul, São Leopoldo, Porto Alegre e Venâncio Aires. A coordenadora Jocelaine Maieron ressalta que o concerto é uma oportunidade de ampliar o acesso da comunidade à cultura, especialmente por ser uma apresentação gratuita.

A programação também contará com a presença de estudantes, que tradicionalmente participam das apresentações da orquestra. Segundo Jocelaine, escolas do município têm incentivado os alunos a acompanhar o espetáculo. A apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc em Sobradinho conta com apoio da Lei Rouanet, da Unisc, por meio do Núcleo de Arte e Cultura, do Inagro e do Ministério da Cultura.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade