Um encontro formativo reuniu professores dos níveis Pré A, Pré B e 1º ano do Ensino Fundamental para debater os desafios e possibilidades no processo de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A formação teve como foco os espaços de comunicação e aprendizagem que contribuem para uma passagem mais fluida, acolhedora e eficaz entre as duas etapas da educação básica. Durante o encontro, os participantes exploraram os laços pedagógicos que podem ser fortalecidos entre os níveis de ensino, destacando a importância da comunicação entre os profissionais e as famílias, bem como a construção conjunta de estratégias que respeitem o ritmo e as necessidades das crianças.
O debate concentrou-se em aspectos práticos da organização do ambiente escolar, abordando desde a disposição das salas de aula até a seleção de materiais didáticos. A presença de materiais de leitura acessíveis e adequados à faixa etária foi enfatizada como um fator essencial na formação de hábitos de leitura e aprendizagem ao longo da vida. A reflexão culminou no planejamento colaborativo de um projeto de transição, que busca garantir a continuidade do processo educativo sem rupturas bruscas. O projeto prevê reuniões regulares com as famílias, troca de experiências entre professores dos diferentes níveis e o desenvolvimento de experiências de aprendizagem alinhadas aos princípios da Educação Infantil. A iniciativa destaca a importância de um olhar atento e sensível às particularidades da infância, promovendo um ambiente escolar mais integrado e preparado para acolher os estudantes em suas primeiras etapas da vida escolar.