Previsão do Tempo: Calor e chuva marcam o final de semana no RS

No domingo (6), a frente fria avança no Estado. Além da frente fria, instabilidades de altitude conhecidas como "cavado" tendem a tornar o tempo ainda mais chuvoso

jun 5, 2021

                  Foto: Iara Krisna Puntel da Silva

O fim de semana será de tempo instável no Rio Grande do Sul. Neste sábado (5), o céu se mantém aberto apenas na Serra e no norte gaúcho. A previsão para as demais regiões é de precipitações intensas, a qualquer hora, intercaladas com períodos de céu nublado. Os maiores acumulados do Estado devem ser registrados em cidades da Fronteira Oeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de temporais – em todas as regiões destacadas no mapa (veja abaixo) –  com vento intenso, entre 40km/h e 60 km/h, e queda de granizo. O alerta, que é válido até 11h deste sábado, considera baixo o risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O sábado está sendo de calor no Rio Grande do Sul, com direito a “tarde de verão” em pleno mês de junho, com máximas acima de 30°C em várias cidades. Em Sobradinho, a temperatura poderá chegar aos 29°C. A mínima registrada foi de 17,6 °C | 07h:22. De acordo com a MetSul Meteorologia, no entanto, o fim de semana também terá chuva. A instabilidade avança pela área central e, nestas localidades, pode haver chuva já no início da noite. Ao longo do domingo, ela avança pelo Estado.

No domingo (6), a frente fria avança no Estado. Além da frente fria, instabilidades de altitude conhecidas como “cavado” tendem a tornar o tempo ainda mais chuvoso no noroeste gaúcho, Região Central, Norte, Serra, Vale do Rio Pardo, região metropolitana de Porto Alegre e Litoral.

Há condição para chuva com intensidade que pode variar de moderada à forte, raios e rajadas de vento a qualquer hora do dia, além de acumulados significativos. Por outro lado, na área mais próxima do Uruguai, situada entre Fronteira Oeste, Campanha e sul do Estado, não chega a chover mais, mas o tempo segue bastante nublado ainda. A temperatura despenca no domingo (6).

Fonte: GZH, Correio do Povo, Rádio Sobradinho

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Estael Sias, da MetSul meteorologia: