Previsão do tempo: agosto deverá ser marcado pelas variações na temperatura

Sobradinho amanheceu com temperatura mínima de  6,1 °C nesta segunda-feira (02)

ago 2, 2021

A semana começou  no Rio Grande do Sul com uma madrugada fria nesta segunda-feira (02). O sol  apareceu em quase todo o Estado, mas está acompanhado de nuvens. Conforme a MetSul, porém, o Sul do território gaúcho terá um período com tempo nublado a encoberto.  A exemplo dos dias anteriores, o começo da segunda foi com formação de geada em diversas regiões, especialmente da Metade Norte e em pontos do Oeste, da Campanha e do Sul gaúcho.  Sobradinho amanheceu com temperatura mínima de  6,1 °C | 05h:51. A máxima de verá chegar aos 17°C.

Segundo a MetSul, agosto faz jus à fama do “cachorro louco” também no clima. Se na maioria dos meses do ano é comum alternâncias de períodos quentes e frios por estar o Rio Grande do Sul numa zona de “fronteira climática”, em agosto estas variações são ainda mais radicais. É um mês que tem um aumento substancial dos dias de temperatura amena ou elevada na comparação com junho e julho, e ainda registra um aumento na frequência de temporais, especialmente de granizo.

Ainda, há precedentes de ciclones intensos e de episódios graves de tempo severo. A primeira e a segunda quinzenas do mês terão padrões diferentes na temperatura e principalmente na chuva. Na chuva, o mês terá uma grande variabilidade de volumes de uma região para outra, mas a tendência é de que os mais altos volumes se concentrem sobre a Metade Norte gaúcha, no caso do Rio Grande do Sul.

A maior parte da primeira metade de agosto será marcada pelo predomínio do tempo firme com muitos dias de sol, nevoeiro e neblina. No tocante à temperatura, agosto ainda começa com noites frias e temperatura abaixo da média como consequência da forte incursão polar do final de julho, entretanto as marcas nos termômetros estarão em elevação gradual e as tardes passam a amenas e agradáveis enquanto as madrugadas seguem frias, a despeito de não tão geladas como no fim do mês de julho.

Com a ausência de chuva e a atmosfera aquecendo a cada dia, a tendência é que o final da primeira semana e o começo da segunda semana do mês sejam mais quentes que o normal do mês, inclusive com tardes de calor em que a temperatura deve passar dos 30ºC.

Fonte: MetSul meteorologia, Correio do Povo e Rádio Sobradinho