Prefeitura de Sobradinho decreta situação de emergência devido a estiagem

O decreto municipal, juntamente com as informações técnicas referente à situação de emergência em Sobradinho, serão encaminhados ao Governo do Estado para serem homologadas

Foto: Bruno Rodrigues Machado

A Prefeitura de Sobradinho decretou nesta quarta-feira, 11, situação de emergência em decorrência da estiagem.  Uma reunião foi promovida na terça-feira, 10, pelo Prefeito Armando Mayerhofer, o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Jair Cremonese, o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Spanevelo e com o Técnico da Emater, Evandro Cremonese. Dados foram apresentados e apontam um prejuízo no setor da agricultura, piscicultura e pecuária de R$ 33 milhões.

Falando nesta quarta-feira, 11, ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, os entrevistados relataram que esperam que o pedido seja homologado pelo Governo do Estado. José Carlos Spanevello disse que a medida foi adotada somente agora, pois era necessário fazer um levantamento dos prejuízos causados pela estiagem. De acordo com o relatório as perdas registradas atingem 55% das lavouras de feijão, 50% nas lavouras de milho, 40% na produção de silagem, 35% na horticultura, 30% na produção leiteira, fumo e uva, 25% na soja, 20% na piscicultura e 10% no gado de corte.

O decreto municipal, juntamente com as informações técnicas referente à situação de emergência em Sobradinho, serão encaminhados ao Governo do Estado para serem homologadas. Em caso de resposta positiva, o município poderá contar também com recursos estaduais e federais para auxiliar os produtores no enfrentamento à estiagem.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade