Foto: Bruno Rodrigues Machado
A Administração Municipal de Sobradinho, aguarda novo parecer do Estado, quanto à localização de um terreno adquirido pela Prefeitura de Sobradinho em Granja do Silêncio, nas margens da ERS-400, destinado a um novo Distrito Industrial. O parecer técnico da Secretaria Estadual do Planejamento, Governança e Gestão, solicitado pelos vereadores Jeferson Matana (PSB), e Berê Nunes (PP), aponta que a área estaria dentro do território de Passa Sete.

Parte do imóvel foi doado para a instalação de uma empresa que está construindo no local, uma fábrica de suplementos alimentares. A prefeitura também investiu na terraplenagem do terreno. Um projeto de lei estava tramitando em estudo nas comissões da Câmara de Vereadores de Sobradinho, prevendo a cedência de outra parte da área para uma metalúrgica. No início do mês, o Executivo pediu a retirada do projeto, em razão das divergências e dúvidas se o imóvel está situado no município de Sobradinho ou no território pertencente a Passa Sete.
O Executivo Municipal de Sobradinho encaminhou para análise em Porto Alegre, documentos como mapas de diferentes datas, utilizados pela prefeitura de Passa Sete, os quais apontam que a área pertence a Sobradinho. A escritura do imóvel e documentos do ex-proprietário, como ITR e Cadastro Rural, também estão registrados em Sobradinho. O Executivo defende que a estrada apontada como divisa pela Secretaria Estadual do Planejamento, e que embasou o relatório trazido pelos vereadores Berê e Matana, teria sido feita posteriormente à demarcação da divisa com Passa Sete, e que na origem, era considerada uma estrada secundária que passa aos fundos da área em questão. Assim que for sanada a dúvida pelo departamento estadual competente, o projeto que contempla a metalúrgica será novamente encaminhado para apreciação dos vereadores de Sobradinho.