Pedágios da RSC-287 terão operação diferenciada no feriado de Páscoa

Para agilizar a passagem de veículos nas praças de pedágio, a concessionária volta a implementar a Operação Papa Fila, que antecipa o pagamento da tarifa.

abr 14, 2022

Com o objetivo de garantir a segurança e a fluidez do tráfego na RSC-287 durante os feriados desta Sexta-feira Santa (15), e de Páscoa, no domingo (17), a Rota de Santa Maria e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), vão promover uma operação de tráfego no trecho administrado pela concessionária, entre Tabaí (km 28) e Santa Maria (km 232). Somente na Praça de Pedágio de Candelária, são estimados cerca de 23,5 mil veículos, sendo 13,5 mil nesta quinta-feira (14), e outros 10 mil na sexta-feira. Já na Praça de Pedágio de Venâncio Aires, a expectativa é de que circulem cerca de 30,5 mil veículos nos dois dias, sendo 18,5 mil na quinta-feira e 12 mil na sexta-feira.

Para agilizar a passagem de veículos nas praças de pedágio, a concessionária volta a implementar a Operação Papa Fila, que antecipa o pagamento da tarifa. Para isso, colaboradores da empresa realizarão a cobrança antecipada diretamente nos veículos, por meio de dinheiro, entregando um ticket ao condutor, que posteriormente será entregue na cabine. Segundo o diretor Geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, essa iniciativa agiliza a cobrança e traz mais conforto aos usuários. Ele também reforça a importância dos usuários utilizarem as TAGs para passagem automática, que possuem pistas exclusivas na Praça de Venâncio Aires.

Em virtude do aumento da circulação na rodovia, a concessionária também alerta os motoristas com relação aos melhores horários para pegar a estrada neste fim de semana: na quinta-feira a indicação é até às 14 horas. Já na sexta-feira, o melhor horário é até as 7 horas ou após as 11 horas. A recomendação vale para as duas praças de pedágio administradas pela Rota de Santa Maria, em ambos sentidos. Durante a operação, a concessionária disponibilizará, diariamente, até nove profissionais, além de viaturas e equipamentos de retaguarda como ambulâncias, guinchos, viaturas de inspeção e apoio, entre outros veículos de suporte.