O Instituto Crescer Legal abriu as inscrições para interessados em participar do curso de aprendizagem profissional em Gestão Rural e Empreendedorismo em 2025. Voltado a jovens do meio rural de regiões produtoras de tabaco, a iniciativa beneficiará no Centro Serra, Arroio do Tigre e Passa Sete. O território abrangido pelo projeto em Arroio do Tigre compreende a Cidade e localidades de Ocidental, Linha Flores, Linha Barrinha, Linha Tigre, Linha Ressaca, Linha Travessão, Linha Taquaral, Linha São Roque, Linha Limberger, Linha Rocinha, Linha Guabiroba, Morro da Lentilha, Linha Cereja, Linha Turvo e Linha São José.
Já em Passa Sete, o território abrangido é Pitingal, Baixo Passa Sete, Cidade, Taquari, Roncador, Botucaraí, Murta e Campo de Sobradinho. Conforme o projeto, constam como observações que as rotas de transporte disponibilizadas pelo município por meio da parceria poderão abranger parcialmente algumas localidades. Ainda, residentes na zona urbana serão considerados caso possuam vínculo com o meio rural. Cada turma terá de 20 a 24 vagas e o curso será realizado de março a dezembro de 2025. As atividades serão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante 4 horas diárias, com uma carga total de 800 horas, sem recesso no inverno.
Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais do curso, será oferecido uniforme e material didático, transporte escolar e alimentação conforme necessidade, bem como certificação ao final do curso. Podem participar meninos e meninas, de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino regular – a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o Ensino Médio – e sejam oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, em especial produtores de tabaco, residentes nas localidades abrangidas. As inscrições vão até o dia 27 de outubro pela internet.