Na última terça-feira (13), o Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul realizou uma operação de fiscalização na localidade de Palmital, interior de Arroio do Tigre. A ação, chamada de Operação Força Verde, foi motivada por um alerta do sistema Maps Biomas e determinada pelo Ministério Público de Arroio do Tigre. No local, os policiais constataram o desmatamento ilegal de cerca de 2 hectares de vegetação nativa em regeneração, área pertencente ao bioma Mata Atlântica.
Durante a fiscalização, uma testemunha identificou o dono da propriedade, que não estava presente. Um funcionário acompanhou a equipe, mas não apresentou autorização para a intervenção na área. Além do desmatamento, os policiais encontraram indícios de prática de rinha de galos no local. Foram apreendidos 60 galos indianos confinados, alguns com sinais de mutilação, além de transportadores, biqueiras, medicamentos, esporas artificiais, uma balança digital e até uma arena de combate montada. Diante das irregularidades, foi lavrado auto de infração ambiental.
O funcionário, na condição de preposto, foi notificado a apresentar um laudo veterinário dos animais. As aves, os equipamentos e a balança foram apreendidos, e a arena de combate foi destruída no local. A ocorrência foi registrada e encaminhada às autoridades, que agora seguem na investigação para responsabilizar o proprietário da área pelos crimes ambientais e de maus-tratos.


