Operação Força Verde Desmatamento no Centro Serra flagra diversos crimes ambientais

Entre as últimas ocorrências, estão pássaros em cativeiro, desmatamento, posse de droga, construção em área de preservação permanente e até mesmo a apreensão de uma máquina caça-níquel

A atuação de duas Patrulhas do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul, está cumprindo ordens de serviço através da Operação Força Verde Desmatamento no Centro Serra, com base em levantamentos ambientais por determinação do Ministério Público de Sobradinho e Arroio do Tigre.

Cachimbo de crack apreendido/Foto: Divulgação

Entre as últimas ocorrências, estão pássaros em cativeiro, desmatamento, posse de droga, construção em área de preservação permanente e até mesmo a apreensão de uma máquina caça níquel. Durante patrulhamento ambiental no interior do município de Ibarama, um carro foi abordado. Foi localizado um invólucro plástico contendo crack e um cachimbo artesanal. O motorista relatou ser usuário do entorpecente. Diante dos fatos, foi confeccionado um termo circunstanciado.

Também no município, foram constatadas duas construções, sendo uma de alvenaria e outra mista, em área de preservação permanente. As obras, situam-se a uma distância de aproximadamente 100 metros do leito do Rio Jacuí, sendo que neste local a área de preservação é de no mínimo 200 metros. Não foram apresentadas autorizações dos órgãos ambientais e comprovação de licenças ambientais. Diante do flagrante, foi feito um termo circunstanciado ao proprietário.

Gaiolas e pássaros silvestres encontrados/Foto: Divulgação

Os policiais do batalhão ambiental também fizeram duas prisões via Termo Circunstanciado, em Sítio Alto – Arroio do Tigre. Eles flagrarem, em duas residências, pássaros silvestres em cativeiro sem autorização junto aos órgãos competentes. Também verificaram maus tratos devido as condições insalubres que os animais eram submetidos. As gaiolas estavam com acúmulo de fezes, pouca alimentação disponível e água esverdeada. Foram apreendidos 4 Azulões, 1 cardeal e 7 gaiolas. Os pássaros apreendidos, foram levados para avaliação veterinária onde posteriormente receberão a devida destinação. Diante dos fatos, foi lavrado um termo circunstanciado.

Em Tunas, a guarnição ambiental, ao tentar fazer a compra de alimentos em um Bar e Lancheira, flagrou uma pessoa jogando num caça-níquel. O jogador e o proprietário da máquina foram abordados. Também foram apreendidos R$ 1.200,00, além de ceduleiros, memórias com jogos e chaves do equipamento. O proprietário do bar foi nomeado fiel depositário das peças restantes da máquina, sendo confeccionado o registro de ocorrência com base na lei de contravenções penais.

Como resultado, a Operação Força Verde Desmatamento no Centro Serra, até agora vistoriou 9 propriedades, flagrando crimes contra flora, supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica e crimes contra o meio ambiente, principalmente em áreas para aumento de lavouras, onde inclusive foi verificada a retirada de lenha e queimadas. Ação dos policiais do Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul até agora fez 5 comunicações de ocorrência policial, 6 termos circunstanciado e 2 boletins de atendimento. A operação continua no Centro Serra, e nesta quarta-feira, 23, outros locais serão vistoriados.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade