Obras de instalação de ponte entre Lagoão e Gramado Xavier iniciam em março

Após a conclusão das estruturas, a próxima etapa é a montagem da ponte metálica, que deverá ser feita por outra empresa

fev 23, 2022

Foto: Jornal Pampeano

Foi definida a empresa vencedora que construirá as bases da ponte sobre o Rio Pardo, na divisa entre Gramado Xavier e Lagoão. O certame foi realizado nesta terça-feira (22) acompanhado pelos setores de licitações das prefeituras de Lagoão e Gramado Xavier e o custo do projeto contará com recursos das prefeituras dos dois municípios. O prefeito de Gramado Xavier, Marcelo Laufer, esteve presente com uma equipe no centro administrativo de Lagoão, onde foi recebido pelo prefeito Cirano Camargo. Três empresas participaram da licitação, sendo que a vencedora a Artebase Construtora de Palmeira das Missões.

O valor para construção das bases será de R$ 289.602,54, e o início das obras está previsto para o mês de março. Após a conclusão das estruturas, a próxima etapa é a montagem da ponte metálica, que deverá ser feita por outra empresa. Os prefeitos comemoraram o andamento do projeto que é aguardado pelos dois municípios há bastante tempo, sendo que os trabalhos são coordenados por um grupo técnico liderado por Dilamar Garcia, que tem buscado os trâmites legais do processo. A ponte terá 27 metros de extensão e 5,51 m de largura, com capacidade de 24 toneladas e permitirá a passagem de um veículo por vez. A estrutura foi repassada pelo DAER ao município de Lagoão, sendo que esta ponte estava instalada entre Soledade e Arvorezinha na ERS-332.

A iniciativa do projeto foi do vice-prefeito Nélio Fornari e contou com apoio de deputados além do Executivo e Legislativo dos dois municípios. A ponte ficará na localidade de Arroio do Sapo, a 11 quilômetros do centro de Lagoão. Já na área de Gramado Xavier, serão mais cerca de 6 quilômetros até chegar a ERS 153, facilitando o acesso para quem se desloca para a região de Santa Cruz ou Soledade e Passo Fundo.