O Daer avança na pavimentação do acesso a Lagoão. A obra na ERS-347, que liga o município a Segredo, conta com investimento de R$ 42,3 milhões provenientes do Tesouro do Estado e deve ser concluída em 2026. Dos 25,6 quilômetros do trecho, 18 já contam com serviços de terraplenagem e drenagem concluídos. Na sequência, serão iniciadas as etapas de pavimentação, com a implantação da sub-base e da base para o asfalto, garantindo a durabilidade e a qualidade do novo acesso.
Conforme o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o acesso asfáltico é mais um passo importante no programa de pavimentação executado em todo o Rio Grande do Sul. Para Lagoão, representa uma transformação na logística e no desenvolvimento econômico local. Conforme ele, com a estrada pavimentada, o escoamento da produção agrícola será facilitado, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos produtos locais, especialmente da soja e do tabaco, que são as principais culturas do município.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta o empenho da autarquia para viabilizar a execução da obra. Ele diz que foi feito um trabalho minucioso de atualização do projeto, seguindo todos os requisitos técnicos necessários para garantir uma pavimentação de qualidade e durável. Ele afirma que os engenheiros e técnicos estão acompanhando cada etapa da execução, assegurando que todos os padrões de segurança e qualidade sejam rigorosamente cumpridos.
O acesso a Lagoão está entre as 19 ligações asfálticas com obras em andamento na malha rodoviária estadual. Desde 2019, outras 24 já foram entregues à população. O governo do Estado está prestes a iniciar mais oito acessos. Os 11 restantes estão em fase de atualização de projeto.
