Foto: Divulgação
Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela Velha, elaborou o Documento Orientador para implementação dos componentes curriculares de Língua Inglesa e Ciência da Computação no currículo escolar, encaminhando para aprovação do Conselho Municipal de Educação. Diante disso, os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas foram adaptados para contemplar a nova dinâmica do currículo e o ano letivo de 2023 iniciou com a nova proposta de matriz curricular.
Nela, foi inserido o componente de Língua Inglesa para as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental – pois os Anos Finais do Ensino Fundamental já contemplavam – e Ciência da Computação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, ações de renovação por meio de currículos escolares, de forma flexível e diversificada, vem ao encontro das mudanças e demandas de uma nova geração de crianças e estudantes, e tudo isso vem amparado na legislação vigente.
A Secretaria Municipal de Educação conta com profissionais habilitados para trabalhar os componentes e as escolas possuem suporte didático-pedagógico para desenvolver as propostas. Conforme Christiane, as crianças e estudantes acolheram essas inovações e realizaram no decorrer do ano produções enriquecedoras na aprendizagem.