Teve início nesta sexta-feira (11), o trabalho de desassoreamento de arroios, por meio do programa estadual Desassorear RS. A ação conta com investimento de R$ 1,4 milhão e é executada por uma empresa de Passa Sete, vencedora da licitação. Segundo o engenheiro ambiental da Prefeitura de Sobradinho, Marcos Trindade, os serviços começaram pelo Bairro Baixada. No total, três máquinas atuarão em duas frentes de trabalho, com apoio de caminhões-caçamba.
A expectativa é de remover mais de 30 mil metros cúbicos de sedimentos dos arroios e canais de drenagem do município. O material retirado é inicialmente depositado às margens dos arroios, onde um fiscal do Estado faz a medição antes do transporte. Em locais de difícil acesso, onde os caminhões não conseguem operar, os resíduos serão utilizados para formar taludes nas margens.
Os trabalhos se concentram principalmente nos trechos que cortam áreas residenciais. Além do Arroio Carijinho, também receberá intervenções o Arroio Quinca, ambos com acúmulo de resíduos das enchentes de 2024. O material extraído será destinado a cinco pontos previamente definidos. Um deles é a pista do aeródromo de Campo da Aviação, que será reconstruída com parte dos sedimentos. A previsão é de que o serviço seja concluído em até dois meses.



