A Administração Municipal de Sobradinho apresentou durante audiência Pública, nessa terça-feira (12), a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. A estimativa é de um orçamento total de R$ 92.760.000,00 (noventa e dois milhões e setecentos e sessenta mil reais), representando um crescimento de 2,23 % em relação a 2025.
A proposta também prevê aplicação de recursos em investimentos e foco em áreas como educação e saúde. A audiência, realizada na Câmara de Vereadores, marcou mais uma etapa do compromisso da Administração Municipal com a transparência, a escuta da população e o planejamento estratégico. Elaborada com base nos Objetivos Estratégicos do Plano Plurianual 2026-2029, a LDO orientará a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), estabelecendo as metas fiscais e as prioridades da administração municipal para o próximo exercício.
O crescimento moderado de 2,23% em relação ao orçamento de 2025, reflete o controle de gastos e a responsabilidade fiscal como pilares do planejamento público, evidenciando o equilíbrio fiscal, assegurando equilíbrio nas contas públicas. A proposta da LDO também apresenta metas fiscais consistentes, com projeções realistas sobre receitas, despesas, resultado primário, resultado nominal e dívida pública.
Essas estimativas oferecem uma visão de médio prazo da situação fiscal de Sobradinho, trazendo mais previsibilidade para decisões orçamentárias futuras. A proposta da LDO agora será encaminhada para apreciação e aprovação na Câmara de Vereadores.