Ingresso de ar quente eleva a temperatura nesta sexta-feira no RS

No sábado (5), uma nova frente fria se aproxima e a chuva passa a atuar na maioria das regiões

jun 4, 2021

Foto: Iara Krisna Puntel da Silva

O sol apareceu em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas com nuvens esparsas na maior parte do Estado. No Oeste e no Sul, especialmente em áreas perto da fronteira com o Uruguai, pancadas isoladas de chuva ocorrem à medida que uma frente quente vai se formar sobre o território uruguaio.

Com o ingresso de massa de ar quente e sob a presença do sol a temperatura se eleva acentuadamente de manhã e à tarde terá temperatura alta para esta época do ano. Frente quente trará temporais e forte calor. Ar muito quente vai invadir o RS entre esta sexta-feira e o sábado. Os gaúchos vão experimentar marcas atipicamente altas para junho no final da semana, antes de um episódio de instabilidade.

Em Sobradinho, a mínima desta sexta-feira (04), foi de 12,4 °C | 02h:07, conforme registro da estação meteorológica do município instalada no aeroclube em Campo da Aviação. A máxima deverá chegar aos 28°C.

Ar muito quente gradualmente toma conta do Estado e eleva acentuadamente a temperatura. No sábado, uma corrente de jato de baixos níveis, corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia, reforçará o aporte de ar quente e a temperatura subirá ainda mais.

No sábado (5), uma nova frente fria se aproxima e a chuva passa a atuar na maioria das regiões, com condições para pancadas fortes e descargas elétricas a qualquer hora do dia. Apenas Serra, Litoral Norte e norte do RS devem ter tempo firme e céu aberto. As temperaturas continuam em elevação — na Capital, a variação térmica fica entre 16°C e 29°C.

Fonte: GZH, Correio do Povo, Rádio Sobradinho

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul meteorologia: