Pesquisar
Close this search box.

Ex-prefeito Gilberto Rathke diz que oposição está unida e garante que PSB terá candidato em Arroio do Tigre

Questionado se pretende ser o candidato a prefeito oposicionista, Gilberto respondeu que está participando das reuniões e garantiu que a oposição estará presente nas eleições, mas não assegurou claramente se vai se candidatar.
Foto: Arquivo/Rádio Sobradinho

O ex-prefeito de Arroio do Tigre, Gilberto Rahtke, do PSB, anunciou que a oposição está organizada no município visando as eleições deste ano. Gilberto falou ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho e disse que os partidos oposicionistas estão se se reunindo desde o ano passado. Inicialmente os encontros foram entre o PSB, PT e PDT, e posteriormente com as demais siglas, menos o Progressistas, partido que administra o município, aliado com o PDT.

Gilberto informou que o PSB convidou o PDT para formar uma coligação ao perceber que o partido estava ampliando seus quadros e demonstrando o desejo de ter candidato na chapa majoritária. A aliança, no entanto, acabou não se confirmando, uma vez que o PDT optou em permanecer no governo. Questionado se pretende ser o candidato a prefeito oposicionista, Gilberto respondeu que está participando das reuniões e garantiu que a oposição estará presente nas eleições, mas não assegurou claramente se vai se candidatar. No entanto, assegurou que o PSB terá um representante nas urnas.

O ex-prefeito teve as contas da sua última gestão rejeitadas pela Câmara em 2021, seguindo parecer do Tribunal de Contas do Estado, o que poderia resultar na perda de seus direitos políticos. Na entrevista de hoje, Rahtke afirmou que não se tornou inelegível pela decisão uma vez que o motivo da rejeição foram restos a pagar, sem nenhum dano ao erário público e sem má fé. Ele fez questão de contestar os comentários de que a oposição estaria enfraquecida no município e que poderia nem mesmo ter candidato, dizendo que isso não passa de especulação.

Ele reconheceu que na Câmara de Vereadores o governo possui ampla maioria e que até por isso os partidos oposicionistas estão mobilizados, e declarou que um município que não tem oposição não tem fiscalização. Apesar de o PDT já ter anunciado que continuará aliançado com o Progressistas, Rathke disse que o PSB está novamente aberto ao diálogo com a sigla, uma vez que muitos integrantes do PDT estariam descontentes com o atual governo.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade