Estrela Velha promove encontro de Boas Práticas em Alfabetização

O momento contemplou reflexões sobre avaliação diagnóstica, formativa e somativa, bem como, a análise de registros e instrumentos de acompanhamento da aprendizagem.
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação promoveu o encontro “Boas Práticas nas Trilhas da Alfabetização”. A atividade reuniu professores dos 1º e 2º anos da rede municipal e estadual, com o objetivo de compartilhar experiências e atividades desenvolvidas a partir do MDC – Trilhas de Leitura, disponibilizado pelo programa Alfabetiza Tchê. O encontro teve como foco a leitura enquanto ferramenta essencial para a prática docente, destacando o papel do professor como leitor de referência para seus alunos.

Nesse sentido, a alfabetização foi abordada na perspectiva de “alfabetizar letrando”, conceito defendido por Magda Soares, que significa ensinar a ler e escrever dentro de um contexto social, atribuindo sentido e propósito às práticas de leitura e escrita. Além disso, foi promovido também o Encontro Formativo do programa Alfabetiza Tchê, com o tema “Avaliação e planejamento na alfabetização”. O momento contemplou reflexões sobre avaliação diagnóstica, formativa e somativa, bem como, a análise de registros e instrumentos de acompanhamento da aprendizagem.

Os professores discutiram ainda a avaliação formativa como estratégia de monitoramento contínuo das turmas e de cada estudante, além da importância do planejamento pedagógico para definir metas e ações que assegurem a continuidade do processo de aprendizagem. A mediação desse encontro ficou a cargo da articuladora municipal, Cristiane Schneider; da formadora municipal do programa Alfabetiza Tchê, professora Simone Teichmann Stertz, e da articuladora municipal RENALFA, Renilda Terezinha Zini.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade