Estado mantém alerta para todas regiões pela quarta semana seguida

Nesta semana, a média móvel de casos confirmados de Covid-19 apresentou redução de 28%, caindo de 17,4 mil casos por dia para 12,6 mil

fev 17, 2022

Pela quarta semana consecutiva o Gabinete de Crise decidiu, nesta quarta-feira (16), manter os Alertas para todas as regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. De acordo com o grupo técnico, a justificativa pela manutenção dos Alertas é a conjuntura estadual. Algumas regiões, segundo avaliação do Gabinete de Crise, seguem apresentando crescimento de casos, ocupação em leitos clínicos e de UTIs e também de óbitos. Mesmo que outras regiões apresentem estabilização ou queda nesses números, os patamares são considerados muito altos e podem, facilmente, voltar a crescer. A análise também considerou a expectativa de aumento de circulação de pessoas, nas próximas semanas, provocado tanto pelo gradual retorno às atividades após as férias, como pelo retorno das aulas e pelo Carnaval.

Nesta semana, a média móvel de casos confirmados de Covid-19 apresentou redução de 28%, caindo de 17,4 mil casos por dia para 12,6 mil. Com isso, a incidência semanal de casos no Estado é de 775 por 100 mil habitantes. No mesmo período, o número de internados, entre suspeitos e confirmados, diminuiu em 295 – sendo uma queda de 281 pacientes internados em leitos clínicos e 14 em UTI. A taxa de ocupação das UTIs do Estado está em 64,4%. Foram registrados 375 óbitos na semana, uma média de 53,6 por dia, o que ainda representa uma elevação semanal de 8,1%. A média móvel dos últimos sete dias de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, é de 1.417, uma redução de 13,5% quando comparado à semana passada. A média móvel dos últimos sete dias de internados em UTIs, entre suspeitos e confirmados, é de 656, ou seja, 3,4% inferior à semana passada. Com relação à vacinação, o Gabinete de Crise lembrou que 83,5% da população residente no Estado tomou pelo menos uma dose do imunizante contra Covid-19, 73,7% está com o esquema vacinal completo (duas doses ou uma, dependendo da marca do imunizante) e 28,5% tomou a dose de reforço.

Quando uma região Covid recebe um aviso, é preciso redobrar a atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas. Nesse sentido, os prefeitos da região 27 decidiram manter os mesmos protocolos de prevenção que estão vigor. No entanto, os prefeitos da AMCSERRA chamam a atenção da comunidade e reforçam a necessidade da adoção, com rigor, de todas as medidas preconizadas de prevenção, evitando assim novamente o descontrole da situação da pandemia, e também para que não tenhamos reflexos negativos no Cenário Regional. Os prefeitos reiteram a importância da vacinação, e voltam a ressaltar a necessidade da população completar o esquema vacinal. Além disso, orientam que em caso de suspeita da doença, as pessoas devem procurar os postos de saúde para testagem, e caso, haja a confirmação da doença, é necessário manter o isolamento. Fazem parte da região 27 os municípios de Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.