Encontro de Terno de Reis vai encerrar Natal das Estrelas de Sobradinho

Estarão se apresentando sete Ternos de Reis de vários municípios do Centro Serra.

jan 5, 2024

Foto: Henrique Lindner

A tradicional apresentação de Terno de Reis ocorre em Sobradinho, neste sábado (06), e vai marcar o encerramento da programação dos 96 anos do município e o Natal das Estrelas. Os rezeiros, como são chamados os músicos que mantém esta tradição, sobem ao palco da Rua Coberta logo após a Missa de Santos Reis que terá início às 18 horas na Matriz dos Navegantes. Com apresentação do comunicador Omar Stecker – o Peão do Rio Grande, o programa especial terá transmissão ao vivo pelas rádios Sobradinho e Jacuí e também pelas redes sociais.

Falando ao Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Omar lembrou que esta manifestação da cultura popular vem de longa data e segue forte na região. Já o diretor das emissoras, padre Matheus Venturini, observou que é compromisso das rádios incentivar e preservar essas e outras formas de demonstração da fé e da cultura. Neste sábado, estarão se apresentando sete Ternos de Reis de vários municípios do Centro Serra.

A antiga tradição de Terno de Reis tem origem em Portugal, e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores luso-açorianos no século 18, tendo forte tradição inicialmente em São Paulo. De lá se espalhou pelo país. No Centro Serra, segundo algumas pesquisas, o canto de Reis foi introduzido por famílias oriundas da região de Cortado, Novo Cabrais. A cantoria inicia no dia 25 de dezembro e se estende até 6 de janeiro, com visitas a residências, levando na letra a passagem bíblica dos Três Reis Magos, que guiados por uma estrela, viajaram até Belém para presentear o menino Jesus, que havia nascido.