Pesquisar
Close this search box.

Encontro de Terno de Reis vai encerrar Natal das Estrelas de Sobradinho

Estarão se apresentando sete Ternos de Reis de vários municípios do Centro Serra.

Foto: Henrique Lindner

A tradicional apresentação de Terno de Reis ocorre em Sobradinho, neste sábado (06), e vai marcar o encerramento da programação dos 96 anos do município e o Natal das Estrelas. Os rezeiros, como são chamados os músicos que mantém esta tradição, sobem ao palco da Rua Coberta logo após a Missa de Santos Reis que terá início às 18 horas na Matriz dos Navegantes. Com apresentação do comunicador Omar Stecker – o Peão do Rio Grande, o programa especial terá transmissão ao vivo pelas rádios Sobradinho e Jacuí e também pelas redes sociais.

Falando ao Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Omar lembrou que esta manifestação da cultura popular vem de longa data e segue forte na região. Já o diretor das emissoras, padre Matheus Venturini, observou que é compromisso das rádios incentivar e preservar essas e outras formas de demonstração da fé e da cultura. Neste sábado, estarão se apresentando sete Ternos de Reis de vários municípios do Centro Serra.

A antiga tradição de Terno de Reis tem origem em Portugal, e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores luso-açorianos no século 18, tendo forte tradição inicialmente em São Paulo. De lá se espalhou pelo país. No Centro Serra, segundo algumas pesquisas, o canto de Reis foi introduzido por famílias oriundas da região de Cortado, Novo Cabrais. A cantoria inicia no dia 25 de dezembro e se estende até 6 de janeiro, com visitas a residências, levando na letra a passagem bíblica dos Três Reis Magos, que guiados por uma estrela, viajaram até Belém para presentear o menino Jesus, que havia nascido.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade