Encontro comemorativo marcou o Dia da Consciência Negra em Jacuizinho

Participaram representantes quilombolas de Salto do Jacuí, Fortaleza dos Valos, Lagoão e Espumoso

nov 23, 2023

Foto: Assessoria de Imprensa Emater RS/Ascar

Com objetivo de resgatar, preservar e valorizar a cultura afrodescendente, além de promover um espaço de reflexão e troca de experiências a respeito dos avanços e desafios do povo negro, fortalecendo as comunidades quilombolas através da integração e inclusão, bem como comemorar o dia Nacional da Consciência Negra, foi realizado em Jacuizinho o 8° Encontro das Comunidades Quilombolas, na comunidade Rincão dos Caixões, Novo Horizonte, na última terça-feira, 21.

O evento foi promovido pela Caritas Regional Cruz Alta e Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura Municipal e Sicredi. Participaram representantes quilombolas de Salto do Jacuí, Fortaleza dos Valos, Lagoão e Espumoso, direção e representantes de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus, o prefeito Diniz José Fernandes, os secretários da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Alencar Teleken, e da Administração, Finanças e Planejamento, João Miguel Schaefer Fiuza, vereadores e colaboradores da Sicredi.

Entre as atividades, houve uma oficina sobre Plantas Medicinais, abordando seu uso e a propagação de mudas, proferida pelo extensionista rural social Fernando Missio, de Campos Borges. Também foi abordada a Segurança e Soberania Alimentar, destacando a importância e os cuidados com a horta e pomar domésticos. Esse tema foi abordado pelo extensionista agropecuário Scharlon Kiraly, de Tunas.

A comunidade recebeu a visita dos alunos do Serviço de Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), acompanhados de sua coordenação. No local, foram expostos trabalhos de alunos da Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard, de Salto do Jacuí, assim como artesanato e produtos da Agricultura Familiar.