As inscrições para o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, do Instituto Crescer Legal, encerram neste domingo, dia 2 de novembro. A iniciativa oferece oportunidades a adolescentes de São João do Triunfo, no Paraná; Mafra e Canoinhas, em Santa Catarina; e Dom Feliciano, Boqueirão do Leão, Passa Sete, Sinimbu e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul.
Podem se inscrever adolescentes de 14 a 17 anos que estejam cursando o ensino regular ou já tenham concluído o Ensino Médio, que sejam filhos de produtores ou trabalhadores rurais, residam nas localidades contempladas e tenham disponibilidade para participar do curso em 2026.
Em Passa Sete, o programa abrange áreas como Pitingal, Alto e Baixo Passa Sete, Taquari, Botucaraí, Engenho Velho, Roncador, Campo de Sobradinho, Cerro da Figueira, Taipinha, Cidade e Sopopema. As inscrições podem ser feitas pelo site www.crescerlegal.com.br/programa-aprendizagem.
Durante o programa, os jovens são contratados como aprendizes por empresas parceiras e recebem remuneração proporcional às 20 horas semanais, conforme a Lei da Aprendizagem. O curso aborda análise de propriedades rurais, diagnóstico municipal e regional, estudos de arranjos produtivos, gestão e empreendedorismo, com envolvimento das famílias e comunidades. Também estão previstas saídas técnicas, viagens de estudo e seminários.






